domingo, 3 de março de 2013

Parcerias com Beto Paixão

  Dois poemas de papai musicados por Beto Paixão, do Canto de Várzea, numa junção de duas gerações de compositores santarenos. Eles foram feitos no mesmo dia - 04/08/1987.




NÃO MINTO, NÃO BLASONO
04/08/1987
Música de Beto Paixão

No lombo do ventão macho,
Pus vela, de manhãzinha,
De um Boto ouvi o esculacho,
Atravessei o riozão,
Fiz pular a canoinha
No meio do banzeirão!...

REFRÃO
Não me digas, tu blasonas:
Segurei o Amazonas,
Ali no ventre da foz!
Com a outra mão vazia,
Eternizei o meu dia,
Agarrando o Tapajós!. ..

Não quero humilhar ninguém,
Mas, ao sopro do “geral”,
Defronte de Santarém,
De bubuia, na canoa,
- Desculpe, se lhe fiz mal:
Bebi dois rios, lá na proa! ..

MAPIRI PEDE PIEDADE
04/08/1987
Música de Beto Paixão

Jaraqui. por que caminhas
Ao encontro do “bombeiro”?
Será que não adivinhas
O teu fim, ó companheiro?
Pescador, caboclo forte,
Santareno como eu,
Por que dás tão cruel morte
Ao MAPIRI, teu e meu?

REFRÃO
BUM! BUM! BUM! BUM! BUM! BUM! BUM!
Não é bombo, não, mas BOMBA!...
É BOMBA que arromba
O verde, a paisagem,
Os peixes que eu vi
Quando era formoso
O meu MAPIRI!...

Cada BOMBA que tu lanças,
Mata o PEIXE, o RIO, a VIDA!...
Amanhã, nossas crianças
Terão infância sofrida!
Piedade aos pescadores
MAPIRI pede, chorando:
“Clemência, cruéis senhores!...”
Mas... TOME BOMBA!... Até quando?!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário