terça-feira, 19 de março de 2013

Canção da minha verdade

Uma paródia irônica de um dos hinos santarenos.

CANÇÃO DE MINHA VERDADE

(Paródia da “Canção de minha saudade”)

Nunca vi praias imundas
Como as tão nauseabundas
Da terrinha em que eu cresci.
Nem CAIEIRA, nem LAGUINHO...
MAPIRI é inferninho
De bombeiro e jaraqui...
Qualquer um destrói à toa:
Só há restos da COROA,
Já não temos o SALÉ...
E SÃO MARCOS foi branquinha...
Vão matando a PRAINHA,
VERA-PAZ, MARIA JOSÉ...

REFRÃO
Pirocaram toda a serra!...
Não encontro em minha terra
Nenhum pé de sapoti.
A ternura se retira:
Não alegra CAMBUQUIRA
Com seu canto o bem-te-vi.
Quem me dera as minhas mágoas
Sufocar nas puras águas
De um bonito igarapé!...
Como assim, se o IRURÁ,
MARARU e MAICÁ
De ninguém merecem fé?

TAPAJÓS E AMAZONAS
Mais parecem lixeironas
Não vou neles mergulhar
Faltam plantas nos jardins...
Ninguém poda os benjamins
Não tem graça o teu luar...
Que MARIA, a Padroeira
Ponha fim em tanta asneira
SANTARÉM DA CONFUSÃO!
Porque vi os teus encantos,
Não contenho hoje os prantos
E componho esta canção!...

Emir Bemerguy, 15/02/1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário